COVID-19: saiba tudo sobre o vírus, prevenção e importância do isolamento voluntário
O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O Novo coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro do ano passado, após casos registrados na China. No entanto, não demorou para que a epidemia atravessasse continentes e se tornasse uma pandemia, impactando a vida de todos no globo terrestre.
Dessa maneira, se trata de um vírus que pode levar à morte ou pode causar poucos danos ao infectado – a depender da condição imunológica de cada um e se a pessoa tem idade avançada ou alguma comorbidade. A grande questão é que o vírus tem um índice de contágio muito grande.
Como prevenir?
A prevenção do novo coronavírus mora nos hábitos de higiene. O vírus pode ser transmitido por meio do toque, gotículas de saliva, catarro e de superfícies contaminadas.
Para prevenir o contágio, as orientações do Organização Mundial de Saúde (OMS) são:
☑ Lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou com álcool gel.
☑ Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☑ Evitar aglomerações.
☑ Manter os ambientes bem ventilados.
☑ Não compartilhar objetos pessoais, como garfo, copos…
☑ Limpar superfícies e objetos de alto contato, como maçanetas, interruptores, celulares, chaves…
A importância do isolamento voluntário
Como se trata, conforme já dito, de um vírus de alto contágio, a orientação dos cientistas e técnicos da área de saúde é de que as pessoas fiquem em casa, isoladas.
Essa orientação parte de uma preocupação muito simples: nenhum sistema de saúde do Brasil ou do mundo pode dar conta de cuidar dos doentes se todos contraírem o vírus ao mesmo tempo. E como ainda não existe uma vacina ou a cura, a saída é todas as pessoas contraírem o vírus, no tempo certo.
Nesse caso, o isolamento pretende achatar a curva de disseminação do vírus para que o sistema de saúde consiga cuidar de todos sem sobrecarga.
Por isso, respeite as recomendações: fique em casa e só saia em caso de extrema necessidade.